terça-feira, 24 de novembro de 2015

Entrevista para o site Ego in Vitro

Tive o prazer de conhecer Daniel Barros no mundo virtual e através dele adquiri não somente perfumes raros mas também conhecimento intenso e contínuo sobre perfumaria em seu site de consultoria perfumística Ego in vitro. Ele é realmente um grande estudioso sobre o assunto e se esforça grandemente em seu site para trazer conteúdo fantástico. É nosso "patrimônio perfumístico" por excelência e é mister reconhecer seu esforço hercúleo de trazer o Brasil para um novo patamar de reflexão sobre perfumaria.
Daniel Barros é também autor dos dois livros 212 perfumes para provar antes de morrer e 303 perfumes para provar antes de morrer,  versão feminina,que tive o prazer de ajudar na seleção dos perfumes escolhidos. Ambos são generosas publicações informativas para quem é apaixonado pelo mundo dos perfumes. E acreditem: Vale muito a pena ter consigo esses livros!
O site Ego in vitro de Daniel Barros junto dos livros são  sem dúvida das  maiores fontes de conhecimento sobre perfumaria atual brasileira e também uma oportunidade de fazer uma consultoria olfativa exclusiva, pois se trata do Frangrance coach pioneiro do Brasil.

Livros:

Com grande felicidade fui entrevistada em seu site aqui juntamente de outros blogueiros brasileiros que se dedicam a decifrar o mundo dos perfumes:


Abaixo segue a entrevista, mas não se esqueçam de conferir as demais citadas no Ego In Vitro
http://egoinvitro.com.br/blogueiros/




Entrevistas com Blogueiros


CrisNobreCris Nobre | Templo dos Perfumes Cris foi uma das pessoas que mais ajudou a me desfazer da minha coleção pessoal, especialmente adquirindo os grandes clássicos e os retrôs, ignorados pela maioria. Imediatamente, detectei o perfil sério e engajado da blogueira, sempre muito cuidadosa na escolha (e até pronúncia) dos termos corretos. Seu blog Templo dos Perfumes é uma das maiores fontes de conhecimento em perfumaria para quem realmente se interessa pela arte. COMO É A SUA COLEÇÃO E COMO ELA COMEÇOU? Tenho cerca de 400 perfumes. Tirando as experiências infantis, o primeiro perfume que me pareceu adulto e feminino foi Rive Gauchede Yves Saint Laurent, que pude desfrutar aos dez anos. De alguma forma, aquelas rosas metálicas e distintas foram uma experiência muito significativa que iriam direcionar futuramente meu gosto olfativo e meu ideário sobre o feminino. A descoberta do romântico Chloé Narcisse na adolescência assim como o floral branco elegante que é oWhite Diamonds ou a convivência antiga com o calor doce e animálico do Tabu foram montando o que eu poderia chamar de um sólido estilo pessoal. QUANDO E COMO VOCÊ SE TORNOU UMA BLOGUEIRA? COMO PESSOAS PRÓXIMAS LHE VEEM? O blog foi criado em 2014, um pouco depois da criação do canal no YouTube com a mesma proposta. A motivação foi puramente passional. Fui digamos motivada pelo autodidatismo e a vontade imensa de fazer com que minhas descobertas olfativas “conversassem” com outrem. Havia uma premência de dividir impressões e conhecimentos adquiridos. Não muito depois de começar minha coleção comecei a escrever no blog e a fazer vídeos sobre o tema. Nem todos do meu círculo mais imediato me compreendem. Digamos que continue um amor solitário. QUAL O SEU PÚBLICO? O QUE ELE BUSCA? Meu público tenho descoberto ser bastante variado. Percebo uma fidelidade e uma ânsia não apenas por saber minhas preferências mas também sobre tendências. É muito comum receber pedidos de resenhas e ajudas. Fico feliz que tantas pessoas venham por vezes tirar dúvidas ou desejem saber minha visão sobre um perfume, mesmo que ela seja estritamente pessoal. Acredito que o meu texto busque o informativo, mas a forma que escrevo também acaba passando uma imagem contemplativa e passional. O resultado acaba sendo, acredito, espontâneo, informativo e tendo fazer sempre um texto cortês. O foco mormente são as seleções de perfumes para dadas ocasiões e os famosos rankings. QUAIS OS SEUS PERFUMISTAS E CASAS FAVORITOS? Gosto de Jean-Claude Ellena e Michel Roudnitska por serem criadores com convicções amorosas assim como também gosto muito de Sophia Grojsman por afinidade. Ela tem uma tendência criativa inconfundível em seus perfumes que casa perfeitamente com meu gosto pessoal. E as criações de Michel Roudnitska para DelRae têm me fascinado bastante pela força expressiva e sensível de suas criações. Gosto de Hermès e Guerlain pela tradição e elegância. QUAL O MELHOR E O PIOR PERFUME DO MUNDO? Tenho fidelidade a alguns perfumes comerciais como White Diamonds, Rive Gauche, Tabu e Ô de Lancôme. Meus nichos favoritos são: Amoureuse, Début e Bois de Paradise (todos de DelRae), além de Arabie de Serge Lutens. Alguns perfumes me incomodam ou não me chamam a atenção, mas não consigo sinceramente eleger algum como o pior. QUE PERFUME DEU MAIS TRABALHO DE CONSEGUIR? Vivo numa busca incansável por perfumes antigos. Tenho certa dileção por esses antigos tão difíceis de achar, especialmente os em bom estado de conservação. É difícil avaliar qual foi mais difícil de conseguir. Para mim são muito preciosos porque foram conseguidos com muito sacrifício, seja financeiro ou de tempo. QUAL O PERFUME MAIS SUBESTIMADO E O MAIS “HYPADO”? Tabu e os clássicos que ainda são fabricados pela Avon são aqui no Brasil os mais injustamente desprezados. Estou sempre na defesa desses perfumes que trazem sim grandes virtudes, além de terem uma importância na história das penteadeiras perfumadas das brasileiras. Mas no geral os perfumes “vintage” costumam ser bastante desprezados pelos mais jovens, o que também considero assaz injusto. Alguns perfumes Tom Ford e Serge Lutens são os que poderia chamar de superestimados. Deixo como recomendações de perfumes a serem descobertos: Coriandre (Jean Couturier), chipre dos melhores. Também recomendaria A Scent de Issey Miyake, floral verde primoroso. COMO VOCÊ VÊ A SI MESMA E A PERFUMARIA EM 5 ANOS? Espero que o blog continue ativo e vivaz, e em conectividade com outros blogs de perfumaria brasileiros. Acredito que eu possa ainda escrever muito, pois no momento tenho parado para estudar e me aperfeiçoar sobre o tema. Em relação à perfumaria, acredito que haverá um confrontamento entre o marketing e o espírito assim como crescerão os problemas em torno das restrições em torno das matérias-primas. A tendência da natural perfumery e o ingresso na perfumaria independente farão parte do atiçamento da cultura de nicho versus popularesco. Com grande público consumidor e perspectivas promissoras carecemos, porém, de maior e melhor investimento na criatividade. Necessita-se de maior engenhosidade. pois vejo infelizmente uma tendência a ceder sempre ao fácil e comerciável, sem grandes arroubos de espirituosidade nas criações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...